A visão faz toda a diferença no dia a dia de quem conta com esse sentido. Por esse motivo, foi criado o Abril Marrom, mês de alerta para divulgação da importância dos cuidados com os olhos. Segundo o IBGE, mais de 6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas. Por isso, é importante conscientizar a população sobre o tema, como destaca o médico oftalmologista e professor de medicina da UP, Carlos Moreira.
SONORA
Ele explica que a cegueira pode ser reversível ou irreversível, com isso, muitos casos podem ser prevenidos ou tratados se forem diagnosticados a tempo.
SONORA
Segundo o especialista os sintomas variam conforme cada doença, mas ele orienta sobre alguns sinais que merecem atenção.
SONORA
O especialista alerta que os cuidados com os olhos devem iniciar desde a infância e em todas as fases da vida. É necessário monitorar sempre a saúde dos olhos, de acordo com o estilo de vida do indivíduo e profissão que atua na sua rotina. A orientação é que se faça uma consulta periódica ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
SONORA
O primeiro relatório mundial sobre visão, divulgado pela OMS em 2019, apontava que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual ou cegueira, das quais pelo menos 1 bilhão são portadores de deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada.
Fonte: Aerp