NOTÍCIAS

Confira as novas regras divulgadas pelo DETRAN para quem deseja tirar ou renovar a CNH

Se você deseja tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou precisa renovar a antiga agora em 2022, fique atento as novas regras que alteram os prazos para renovação, as categorias, o modelo e outros itens. As mudanças que já começam a valer este ano e segundo o DETRAN (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro) elas ajudarão a lembrar o condutor de renovar a sua carteira quando estiver próximo a data de vencimento, com aproximadamente 30 dias de antecedência, para que o motorista possa solicitar a renovação em tempo hábil.

Ainda de acordo com o DETRAN, será requisito para a renovação da carteira que o motorista esteja com todas as dívidas em seu nome devidamente quitadas. Veículos que estiverem com IPVA atrasado, multas ou outras dívidas, o condutor será impedido de renovar a sua habilitação.

Prazo para renovação da CNH

  • Para quem tirar a CNH em 2022 e tiver até 50 anos – 10 anos;
  • Motorista com idade entre 50 e 70 anos – 5 anos;
  • Motorista com idade de 70 anos ou mais – 3 anos.

CNH – Categorias

A nova regra manteve as 5 categorias do documento. Confira:

  • Categoria A – veículo com motor de 2 ou 3 rodas;
  • Categoria B – veículo com motor, que não esteja na Categoria A, com 9 lugares no máximo e possua até 3 toneladas e meia;
  • Categoria C – veículo para transportar carga que possua mais de 3 toneladas e meia;
  • Categoria D – veículo para transportar passageiros com mais de 9 lugares (com motorista). Possuir 21 anos, ter dois anos de categoria B e um de categoria C;
  • Categoria E – veículos incluídos nas categorias B, C e D. Possuir mais de 6 toneladas (trailer, reboque, semirreboque) ou lotação maior que oito lugares.

Valor para renovação?

Com relação ao valor, vai depender muito do DETRAN de cada estado, ele deve variar entre R$ 60 e R$ 216. Vale lembrar que alguns exames como psicológicos e de aptidão mental e física, serão necessários para a renovação.




27/01/2022 – Muleka FM

SEGUE A @MULEKAFM88

(44) 3431-1000

comercial@mulekafm.com.br
Rua Barão do Rio Branco, 358, Centro, Paraíso do Norte – Paraná

NO AR:
CONEXÃO 88