NOTÍCIAS

Paraná libera circulação sem máscaras em ambientes fechados

Paraná liberou, nesta terça-feira (23), a utilização de máscaras em ambientes fechados. O novo decreto que libera a circulação da população sem o uso do equipamento de proteção contra a Covid-19 em espaços internos foi assinado pelo governador Ratinho Junior hoje.

O documento revoga os dispositivos da norma anterior e mantém a orientação para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) regulamentar o uso em alguns espaços internos, como transporte público, espaços de saúde e clínicas, com caráter de recomendação.

A medida já está em vigor e leva em consideração a situação estável da circulação do vírus que provoca a Covid-19 no estado, com internamentos, óbitos e taxa de transmissão em queda consistente há algumas semanas. No último dia 16, o Governo do Estado já havia flexibilizado o uso do equipamento de proteção individual em locais externos.

Vale lembrar que apesar do novo decreto estadual, os 399 municípios paranaenses têm autonomia para estabelecerem suas próprias regras quanto às medidas de proteção e combate à Covid-19. Nesta segunda-feira (29), Curitiba desobrigou o uso de máscaras em ambientes fechados.

23 MESES DE USO DE MÁSCARAS NO PARANÁ

A decisão de liberar o uso de máscaras em ambientes internos no Paraná foi tomada 23 meses depois da instituição da obrigatoriedade do uso do equipamento protetivo à Covid-19, por lei estadual, em 28 de abril de 2020.

De acordo com o Governo do Estado, a implementação da nova regra só foi possível graças a uma alteração legislativa que deu ao Paraná a prerrogativa pelas decisões sanitárias sobre uso de máscara, no começo do mês.

“Quase dois anos após a implementação da regra das máscaras, finalmente chegamos ao momento que podemos tirar a imposição do uso das máscaras também em ambientes fechados. Essa conquista só foi possível porque o paranaense aderiu em massa a nossa campanha de imunização e também sempre respeitou as medidas sanitárias nos momentos mais críticas. É uma conquista de todos os paranaenses”, afirmou Ratinho Junior.

No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 4 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. Também houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença, segundo dados da Sesa.

A média móvel de casos caiu 54% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 75% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 33% e a taxa de transmissão é de 0,92, abaixo de 1, com tendência de queda.




29/03/2022 – Muleka FM

SEGUE A @MULEKAFM88

(44) 3431-1000

comercial@mulekafm.com.br
Rua Barão do Rio Branco, 358, Centro, Paraíso do Norte – Paraná

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO