NOTÍCIAS

Projeto que cria a Semana da Literatura Paranaense é aprovado em redação final e segue para sanção

Proposta assinada pelo deputado Requião Filho (MDB) prevê semana dedicada a escritores paranaenses nas escolas públicas e privadas do Paraná.

Os deputados aprovaram na sessão plenária desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa do Paraná, a redação final da proposta que cria a Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do estado. O projeto de lei 173/2021, assinado pelo deputado Requião Filho (MDB), agora segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo.  

O texto tem como objetivo promover um período de atividades diferenciadas para reverenciar escritores paranaenses como Helena Kolody, Emiliano Perneta, Domingos Pellegrini, Dalton Trevisan e Paulo Leminski, entre outros. 

Na justificativa da proposta o deputado diz que o estilo das obras e o período histórico em que foram escritas, diferem entre os autores, fornecendo aos alunos perspectivas distintas acerca da realidade. 

“Na prática esse projeto promove uma semana de literatura paranaense dentro das escolas, com a divulgação dos trabalhos, a apresentação dos nossos autores para as nossas crianças, buscando que essas informações cheguem até os mais jovens. Hoje, pouco são os estudantes que conhecem a literatura do nosso estado”, destaca o deputado. 

O autor afirma que por entender que a matéria é de interesse de todos os paranaenses, vê o projeto como uma importante contribuição à valorização da literatura estadual, uma vez que grandes nomes de destaque nacional e internacional são daqui, colecionando prêmios e reconhecimento do público e da crítica. 

“Esse projeto busca o reconhecimento dos escritores paranaenses. Temos um péssimo defeito, de valorizar o que é dos outros e esquecer o que é nosso. Buscamos trazer essa cultura para dentro dos colégios e da vida dos paranaenses”, conclui Requião Filho. 

O texto também estabelece que a Semana de Literatura Paranaense deverá ser promovida pelas escolas na segunda semana do mês de março de cada ano. 

Redação final  

Também em redação final o projeto de lei 740/2021, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que considera de Utilidade Pública a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, de nome fantasia Humanitas São Francisco na Providência de Deus, com sede no Município de São Jerônimo da Serra; e o projeto de lei 697/2021, do deputado Hussein Bakri (PSD), que concede o título de Utilidade Pública à Associação Mallet Esporte Clube.  

Calendário/Título 

Passou em primeiro turno de votação o projeto de lei 578/2020, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que institui o Dia Estadual do Bombeiro Civil, a ser comemorado anualmente no dia 12 de janeiro. O texto também inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. O projeto de lei 531/2021, do deputado Ricardo Arruda (PSL), que concede o título de Utilidade Pública à Igreja Evangélica Ágape, foi igualmente aprovado em primeira discussão.  

Contas 

Por fim, foi aprovado em primeiro turno o projeto de resolução 3/2022, da Comissão de Tomada de Contas, que aprova a prestação de contas das despesas dos deputados referentes ao mês de junho de 2021. 

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná




24/02/2022 – Muleka FM

SEGUE A @MULEKAFM88

(44) 3431-1000

comercial@mulekafm.com.br
Rua Barão do Rio Branco, 358, Centro, Paraíso do Norte – Paraná

NO AR:
BOM DIA MULEKA