NOTÍCIAS

É #FAKE que diretor do HC mandou mensagem com dicas para evitar gripe e que Tamiflu é feito de erva-doce

Mensagem que circula no WhatsApp e no Facebook é falsa. Diretor do HC não mandou texto ou áudio e Tamiflu não é feito de erva-doce.

Uma mensagem que voltou a circular pelo Facebook e em grupos de WhatsApp sugere que um diretor do Hospital das Clínicas de São Paulo, “preocupado com a nova gripe que vai matar muita gente”, faz uma série de recomendações. A mensagem é #FAKE. O texto diz ainda diz que o chá de erva-doce mata o vírus influenza e que dele é feito o Tamiflu. Isso também é #FAKE.

A mensagem falsa circula na internet há tempos e foi checada pelo G1 em maio de 2018. A assessoria do Hospital das Clínicas diz que o diretor do HC não fez qualquer tipo de recomendação sobre o assunto.

“O HCFMUSP esclarece que o áudio e o texto que estão circulando nas redes sociais, nos quais, supostamente, a Diretoria Clínica do HC faz um alerta sobre a gripe H3N2, não foram feitos pelo hospital”, diz a nota.

Também consultado, o laboratório Roche informa que não é verdadeiro o trecho da mensagem que diz que o Tamiflu é feito de erva-doce.

“O medicamento Tamiflu®, desenvolvido pela Roche, é composto por fosfato de oseltamivir – princípio ativo que consta em bula aprovada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária –, além de alguns excipientes, que são substâncias complementares à massa ou volume especificados em produtos farmacêuticos. Deste modo, não há, na composição de Tamiflu®, o anis estrelado ou a erva-doce”, diz a nota.

As recomendações contidas na nota como se fossem do diretor do HC (e não são) também não são totalmente verdadeiras, de acordo com a infectologista Regia Damous, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

Segundo ela, por exemplo, não existe comprovação cientifica de que comer fígado de boi seja um aliado no combate à gripe. Sobre a vitamina C, ela diz: “A vitamina C, na verdade, é aliada da saúde, pode amenizar os sintomas da gripe, mas não é o remédio correto para as doenças. Como a gripe é uma doença que tem um período limitado e determinado – que chamamos de autolimitada – na maioria dos casos basta o tratamento de suporte, com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Estas são as maneiras mais corretas de tratamento das formas leves da doença.”

Há trechos corretos, no entanto, como o que pede para que o álcool gel seja “nosso aliado”. “É correto, porque o álcool inibe a transmissão dos vírus. A secreção e as gotículas em contato com as mãos acabam inoculando o vírus que entram para o nosso organismo por meio do nariz, olhos e boca. É muito correto fazer do álcool nosso aliado, pois ele funciona como uma barreira de transmissão. O vírus H3N2 não exige prevenção especial, bastando-se apenas seguir as mesmas regras para as outras doenças respiratórias, como evitar evitar ambientes fechados ou com pouca circulação de ar.”

Veja a íntegra da mensagem falsa:

Diretor do HC (Hospital das Clínicas) de SP preocupado com a nova gripe que vai matar muita gente… Fazer do álcool gel o nossso aliado. Comecem a tomar vitamina C urgente, cuidem das crianças. Lavar as mãos muitas vezes. Orienta:

– evitar ir a locais onde haja multidão;

– tomar vitamina C;

– comer figado de boi;

– ingerir sucos de acerola e laranja.

Vamos repassar?

ERVA-DOCE

O chá de erva-doce tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU, remédio que todas as vítimas da gripe A – H1N1 toma. Uma médica, descobriu no seu laboratório, que uma substância que tem o famoso TAMIFLU, aparece no CHÁ DE ERVA-DOCE. Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições. Um infectologista do hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12/horas o chá de erva doce, ela mata o vírus da influenza. É da erva-doce que é feito o TAMIFLU. * Repasse para seus famíliares e amigos pois é muito importante.

Mensagem falsa que circula no WhatsApp diz que diretor do HC falou sobre gripe  — Foto: Reprodução/ WhatsApp



06/01/2022 – Muleka FM

SEGUE A @MULEKAFM88

(44) 3431-1000

comercial@mulekafm.com.br
Rua Barão do Rio Branco, 358, Centro, Paraíso do Norte – Paraná

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO