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Rádio desponta como um dos meios mais lucrativos para anunciantes

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da Rádio das Nações Unidas. A data tem o objetivo de conscientizar os grandes e pequenos grupos radiofônicos da importância do acesso à informação dentro deste setor da comunicação. Ao longo da última década, com o avanço das novas tecnologias de informação e comunicação, a popularidade de novos serviços em áudio atribuiu à rádio alternativas para se reinventar diante das mudanças dos meios de comunicação. O mercado publicitário, por sua vez, acompanhou essas transformações e enxergou na mídia formas efetivas de propagandas que apostam em criatividade e interatividade para gerar mais engajamento.

Uma pesquisa anual realizada pelo Kantar Ibope Media, intitulada Inside Radio 2021, mostrou que três em cada cinco brasileiros ouvem rádio todos os dias. O estudo também apontou que os ouvintes preferem propagandas que apostam na interatividade. Entre os formatos mais populares estão os comerciais entre programas de músicas, com 50% da preferência; promoções na programação da emissora, que abrange 28% dos entrevistados, e em terceiro lugar, ações de publicidade feitas pelos locutores no decorrer dos programas, que atingem 26% da predileção do público.

Silvio Sauerbier, CEO & Founder da Alpes Mídia, agência de publicidade com foco em aumento de vendas, comenta os dados da pesquisa: “A pesquisa mostra que a rádio ainda possui uma grande parte dentro do meio publicitário, atraindo públicos de diferentes faixas etárias e classes sociais, reforçando que ela ainda é um dos maiores meios de comunicação do país, e ainda traz resultados satisfatórios para o mercado”, destacou.

De acordo com a Kantar Ibope Media, cerca de cinco mil anunciantes apostaram em publicidade por meio do rádio em 2021. Aproximadamente metade desses anunciantes (2.376) preferiram anunciar de forma exclusiva. Dentre as áreas que mais investem estão: serviços ao consumidor, comércio e financeiro.

Especialista em mídias on-line e off-line, a Alpes Mídia produz e acompanha campanhas publicitárias e ações de merchandising em TV, rádio e internet, com garantia de entrega de resultados para empresas a nível nacional. O CEO afirma que hoje, 80% dos clientes de sua empresa preferem trabalhar com publicidade na rádio. Segundo Silvio, “a rádio não perdeu força, está crescendo a cada dia com novos formatos, como por exemplo; os streamings, ou seja, tudo que é transmitido pelo rádio hoje simultaneamente pode ser veiculado em outras plataformas digitais”, reforçou o especialista.

O estudo do Kantar Ibope também revela que o rádio é a mídia mais ouvida por 80% das pessoas em 13 regiões metropolitanas pesquisadas, divididas entre Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. São elas: Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Distrito Federal, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre.

Em média, cada ouvinte passa cerca de 4 horas e 26 minutos por dia ouvindo rádio, por diferentes meios de consumo. E ainda revela que 80% dos entrevistados preferem utilizar o aparelho comum. A utilização do celular, por outro lado, teve um crescimento de 10% em relação à pesquisa do ano anterior. O número de ouvintes de rádio pela web também aumentou, entre os entrevistados, 66% escutaram rádio pelo celular, 37% ouviram pelo computador e 8% utilizaram outros dispositivos, demonstrando a versatilidade do formato online.

Para Silvio, a rádio é um dos meios mais rentáveis para o setor publicitário. “Não precisa ter medo de investir na rádio. Ainda é um dos meios de comunicação que consegue converter venda imediata para seu público-alvo. Entretanto, é preciso destacar que quanto mais profissionais qualificados envolvidos no serviço, maiores são as chances de retorno, como no caso da Alpes, que dispõe de um trabalho realizado por especialistas em marketing, jornalistas e publicitários”, recomendou o CEO.

De acordo com o especialista, os resultados atingidos pela Alpes são alcançados através de um trabalho extremamente diferenciado, onde uma equipe que cuida somente desse setor é capaz de fazer o acompanhamento do anúncio, mensurando os frutos desse investimento. “Temos 3 especialistas em rádio, que viajam o Brasil pesquisando a mídia ideal para cada cliente. Possuímos 6 locutores especializados em merchandising ao vivo na rádio, voltado para venda. Contamos com 2 analistas de mídia, que escutam tudo que é veiculado de cada cliente, onde os mesmos fazem relatórios diários referente às mídias, para controle de resultados”, detalhou Sauerbier.




19/02/2022 – Muleka FM

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