NOTÍCIAS

'Favela venceu', diz Domitila Barros, brasileira que é a primeira imigrante e mulher negra eleita Miss Alemanha

Pernambucana nasceu na Linha do Tiro, bairro da periferia da Zona Norte do Recife. ‘A gente só precisa de uma chance’, afirma modelo e ativista de 37 anos após vencer o concurso neste ano.

“Favela venceu! A gente só precisa de uma chance. Eu sempre digo, de onde eu venho tem talento de cacho, eu não sou nada especial, não. E é isso que acontece quando a gente dá uma chance. Acontece um milagre. E eu estou sem palavras, é muito emocionante mesmo”.

A declaração é da modelo, atriz, ativista e, agora, Miss Alemanha 2022, Domitila Barros. Natural da Linha do Tiro, bairro da periferia do Recife, a pernambucana de 37 anos foi coroada no sábado (19), durante a premiação realizada no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust.

Vivendo desde 2006 em Berlim, capital da Alemanha, Domitila foi a primeira imigrante e mulher negra a vencer o concurso, que teve 159 candidatas e buscou se afastar do estereótipo de objetificação das mulheres.

Ela contou que decidiu se inscrever no Miss Alemanha depois que ouviu falar que poderiam participar pessoas de qualquer idade e qualquer cor e que o foco seriam os valores das concorrentes.

“Eu não estou nem acreditando. A primeira mulher imigrante que foi miss na Europa, a primeira mulher, na Alemanha eu sou negra. Negra, né? Então, eu estou muito feliz e muito orgulhosa de saber que todo esse esforço que eu tive a vida toda me levou para esse momento”, afirmou.

Durante entrevista ao vivo no Bom Dia Pernambuco nesta segunda-feira (21), Domitila disse que está grata por poder mostrar ao mundo as imagens das favelas do Recife. “É muita emoção, eu estou muito feliz, mas eu não paro de chorar. Minha gente, o que é isso?”, falou enquanto assistia, emocionada, às imagens da premiação.

Desde os 13 anos, Domitila atuava como contadora de histórias na ONG criada pela mãe, o Centro de Atendimento a Meninas e Meninos (Camm). Em funcionamento há 35 anos, a ONG atende 60 crianças da periferia, que encontram no local o apoio que precisam para conquistar o futuro que desejam.

Ainda na infância, Domitila foi convidada para representar o Brasil num encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na virada do milênio, nos Estados Unidos.

“Comecei com o trabalho da ONG dos meus pais, dando aula às crianças da comunidade e também aprendendo lá, e tentei transmitir isso através de modelo e ativismo para as mídias sociais e chamei um pouco de atenção”, disse a Miss Alemanha 2022.

Domitila virou garota-propaganda do Camm e principal divulgadora. Além das palestras, ela se transformou em uma empreendedora social. Em 2018, criou uma grife de biquínis e joias veganas, produzidas por mulheres da comunidade da Linha do Tiro. A grife deu tão certo que participou da Semana de Moda de Berlim.

Com cabelos crespos e o rosto cheio de sardas, ela não pensava que, em um país europeu, fosse fazer sucesso como modelo. A carreira internacional começou quando, há mais de dez anos, Domitila foi para a Europa ao ganhar uma bolsa de estudos para fazer mestrado em ciências políticas e sociais na faculdade alemã Freie Universität Berlin.

“O pessoal aqui na Alemanha me elegeu a Miss Alemanha pelo fato de que há 22 anos eu continuo nessa luta, continuo sonhando e continuo acreditando que um mundo melhor é possível, sim. E eu me esforço muito com projetos sociais, fazendo ações de arrecadar doações, ações de natal, para poder, mesmo trabalhando como modelo e atriz aqui, sempre chamar atenção para os aspectos de sustentabilidade e igualdade social”, declarou.

Fonte: G1




21/02/2022 – Muleka FM

SEGUE A @MULEKAFM88

(44) 3431-1000

comercial@mulekafm.com.br
Rua Barão do Rio Branco, 358, Centro, Paraíso do Norte – Paraná

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO