NOTÍCIAS

Maternidade da Santa Casa de Campo Mourão pode ser fechada por falta de recursos

A Santa Casa de Campo Mourão é referência em atendimento hospitalar na região. Atualmente, o hospital estima prestar atendimento para uma população de cerca de 326 mil habitantes, de 25 municípios que constituem a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam).

No entanto, a instituição passa por graves problemas financeiros, o que pode afetar diretamente os atendimentos. Em uma Assembleia de Prestação de Contas referente ao ano de 2021, realizada na última terça-feira, 19, a Santa Casa apresentou os números atualizados da dívida: são R$ 48 milhões de déficit acumulados nos últimos 10 anos.

E conforme o hospital, caso não haja um aumento das receitas, parte dos serviços prestados poderá ser suspenso, entre eles, a maternidade. Conforme o presidente da Santa Casa de Campo Mourão, Pedro Baer, o principal motivo do endividamento são os atendimentos realizados via SUS, que atualmente correspondem a 90% do total.

Ainda conforme o presidente, a chamada ‘Tabela SUS’, que prevê a remuneração paga pelo poder público para procedimentos médicos, não é atualizada há 20 anos. Com a defasagem na tabela, os repasses do setor público hoje não são suficientes para cobrir todos os custos. A instituição segue em contato com o poder público, em busca de uma solução.

Conforme a Santa Casa de Campo Mourão, em 2021, o hospital realizou 47.641 atendimentos, sendo 5.128 no pronto atendimento obstétrico. A taxa de ocupação hospitalar média foi de 66,36%.

A CBN tenta contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão e com a Secretaria de Estado da Saúde para comentar o assunto.

Fonte: GMC online




22/04/2022 – Muleka FM

SEGUE A @MULEKAFM88

(44) 3431-1000

comercial@mulekafm.com.br
Rua Barão do Rio Branco, 358, Centro, Paraíso do Norte – Paraná

NO AR:
CONEXÃO 88