NOTÍCIAS

Eclipse total da Lua foi visto em todo o Brasil

Entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira espectadores do Brasil inteiro acompanhou o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022.

Isso quer dizer que o Sol, a Terra e Lua estiveram alinhados e a Lua passou na sombra da Terra. O fenômeno foi visto também em toda a América do Sul e Central e partes da América do Norte, Europa e África.

Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado, explicou que, ao longo da noite, vimos a Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente.

O evento chegou em sua totalidade (perto da 1h11 da manhã, no horário de Brasília), e a sombra encobriu completamente o disco lunar, e a Lua ficou avermelhada, isso porque não tivemos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural.

Por isso, o evento também é conhecido como “Lua de Sangue”.

“É o mesmo fenômeno que torna o pôr do Sol vermelho. É como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua”, diz.

De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse parcial terá início às 23h27 (no horário de Brasília), quando o disco da Lua começará a escurecer. Às 00h29 do dia 16 começa o eclipse total e a coloração da Lua será cada vez mais vermelha.

“O máximo do eclipse total será às 1h11. A Lua ficará imersa na umbra (região em que não há iluminação direta do sol) até 1h54 quando começará a sair para a penumbra (ponto de transição da sombra para a luz) e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral”, explica o instituto.

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh. A agência diz ainda que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.

“É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explica a Nasa.




16/05/2022 – Muleka FM

SEGUE A @MULEKAFM88

(44) 3431-1000

comercial@mulekafm.com.br
Rua Barão do Rio Branco, 358, Centro, Paraíso do Norte – Paraná

NO AR:
CONEXÃO 88