Há 53 anos, aconteceu nada menos do que um dos momentos mais incríveis da História do ser humano, certamente a maior conquista de homens e mulheres na área científica e de tecnologia até então: o módulo lunar Eagle tocou o solo da Lua às 20:17 UTC (Tempo Universal Coordenado, eram 17:17 no horário de Brasília) marcando a primeira vez em que uma pessoa pisou em terra firme fora do nosso planeta.
Os escolhidos para realizar a mais ousada missão espacial até então foram três americanos: o comandante Neil Armstrong, engenheiro aeronáutico civil; o piloto do módulo de comando Michael Collins, militar e piloto de testes da Força Aérea e Edwin “Buzz” Aldrin Jr., engenheiro mecânico militar e piloto de caças da Força Aérea.
A Apollo 11 decolou da plataforma de lançamento 39A no Kennedy Space Center, da NASA, às 10h32 da manhã no dia 16 de julho de 1969. A decolagem do Saturno V foi tranquila e tudo aconteceu conforme o planejado. Assim que o foguete propulsor se desprendeu do conjunto de módulo de comando e módulo lunar, os três astronautas rumaram diretamente para a Lua em uma viagem que demorou cinco dias.
Neil Armstrong, tocou o pé esquerdo no solo seco e empoeirado da Lua exatamente às 02h56 UTC (Tempo Universal Coordenado, eram 23h56 no horário de Brasília) do dia 20 de julho de 1969 e proferiu a frase imortal: “Esse é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”.
Fonte: Apollo11