Aumentar a colaboração da Faculdade UniBF com o desenvolvimento do município foi a principal pauta do encontro que ocorreu nesta semana
O Prefeito de Paraíso do Norte (PR), Beto Vizzotto, recebeu o CEO do Grupo UniBF, Carlos Hoegen, na última segunda-feira (15). A principal pauta da reunião foi como a Faculdade UniBF pode ampliar a sua contribuição no desenvolvimento do município, onde está localizado o campus. A Diretora Acadêmica da UniBF, Profa. Roseane Almeida, também esteve presente no encontro.
Vizzotto tem seu mandato comprometido com o avanço da educação na cidade. Assim, sua legislatura é marcada, desde o início, pela busca de mais qualidade no ensino. No último trimestre de 2022, por exemplo, o executivo municipal deu início à obra de reforma e ampliação do CMEI Prof° Idenir Broggiatto do Nascimento com o objetivo de ofertar mais 100 vagas na educação infantil.
A educação a distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que o aluno estude de qualquer lugar. De acordo com dados do Censo da Educação Superior 2020, entre 2010 e 2020, o número de ingressantes na graduação EaD aumentou 428,2%. Atualmente, a Faculdade UniBF oferta 50 cursos de graduação e mais de 800 opções de pós-graduação a distância.
O Grupo UniBF é mantenedor do Instituto Brasileiro de Formação (IBF) e, em 2019, adquiriu a Faculdade de Paraíso do Norte (Fapan) — fundada em 2005. Da fusão, surgiu a Faculdade UniBF. Ao todo, o Grupo UniBF atua há mais de 20 anos no mercado da educação.
Contribuição para o munícipio
A contribuição de uma organização para o imposto municipal é fundamental para o desenvolvimento local. Com o Campus da Faculdade UniBF em Paraíso do Norte não é diferente. Somente em 2022 foi arrecadado quase R$ 1 milhão de ISS (Imposto Sobre Serviços) com a presença da instituição no município. Facilitar o acesso ao ensino superior, no entanto, continua sendo o principal benefício para a
comunidade.
Recentemente, a Faculdade UniBF solicitou ao Ministério da Educação (MEC) a alteração de sua organização acadêmica. Ou seja, a transição de Faculdade para Centro Universitário. A possível atualização é vista com otimismo pelo CEO da UniBF: “A educação é o que possibilita o crescimento do indivíduo tanto pessoal quanto profissionalmente. Esta mudança só fortalece a nossa missão de acelerar a educação de qualidade para todo o Brasil. Ao mesmo tempo em que impacta especialmente Paraíso do Norte”, afirma Hoegen. Se aprovada a mudança, a Faculdade UniBF espera contribuir ainda mais com o crescimento local. Desde o fomento à pesquisa e inovação até ao fortalecimento do setor de serviços da região.
Foto: CEO da UniBF Carlos Hoegen (à dir.) e Diretora Acadêmica Profa. Roseane Almeida em encontro com o Prefeito Beto Vizzotto.