NOTÍCIAS

Tião Medeiros concede à Paranavaí o título de ‘Capital Nacional da Fécula de Mandioca’

Nesta quarta-feira, dia 29, o deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) apresentou à Câmara o Projeto de Lei nº 5765/2023, que concede ao município de Paranavaí, região noroeste do Paraná, o título de ‘Capital Nacional da Fécula de Mandioca’.
A intenção é valorizar a cultura da mandioca em Paranavaí, um dos maiores produtores de fécula de mandioca do País, e reconhecer o trabalho dos produtores rurais.
“Paranavaí alcançou o protagonismo nacional graças ao trabalho e à dedicação, nas últimas décadas, das famílias que apostaram nessa cultura. Hoje, nós temos uma produção considerável, aliada à tecnologia, conhecimento, parcerias e mão de obra capacitada”, afirmou.

Produção
A região noroeste do Paraná é a maior produtora de fécula de mandioca do País e Paranavaí concentra os maiores produtores. A força da região torna o estado do Paraná líder na produção nacional de mandioca com finalidade industrial. Junto com a cultura da mandioca de mesa, destinada ao consumo humano, geraram cerca de R$ 3,1 bilhões de Valor Bruto de Produção (VBP), segundo dados de 2022 do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).
A mandioca industrial, destinada à produção de fécula e farinha, ocupou 126,4 mil hectares de terras paranaenses em 2022, de onde saíram 2,9 milhões de toneladas do produto, que geraram R$ 2,49 bilhões.

Polo da mandiocultura
Em seu projeto de lei, o deputado Tião Medeiros argumenta que além de ocupar a liderança na produção de fécula de mandioca, Paranavaí se destaca também pela contínua contribuição ao desenvolvimento do mercado, ao avanço tecnológico e à inovação no âmbito da cadeia produtiva do setor.
Diante desta realidade, o município tem sido palco de diversas iniciativas e eventos de alcance internacional que impulsionam a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade dos sistemas produtivos. Exemplo disso é a Feira Internacional da Mandioca (Fiman), realizada nos dias 21 a 23 de novembro, que reuniu produtores, pesquisadores e investidores de vários países.
“Paranavaí, além de grande produtora, é uma vitrine das inovações agrícolas da mandiocultura. É uma cidade que tem tudo para crescer e se desenvolver neste setor”, frisou o parlamentar filho de Paranavaí.




30/11/2023 – Muleka FM

SEGUE A @MULEKAFM88

(44) 3431-1000

comercial@mulekafm.com.br
Rua Barão do Rio Branco, 358, Centro, Paraíso do Norte – Paraná

NO AR:
CLUBE DO OUVINTE