NOTÍCIAS

Cruzeiro do Oeste e Maringá registram casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou que cidades do Noroeste do estado registram casos suspeitos de intoxicação por metanol. Os municípios de Cruzeiro do Oeste e Maringá estão entre os quatro casos em investigação no estado. A intoxicação estaria associada à ingestão de bebidas alcoólicas possivelmente adulteradas.

Segundo informações do Portal da Cidade Umuarama, um jovem de 19 anos de Cruzeiro do Oeste apresentou sintomas graves após ingerir um copo de whisky misturado com refrigerante, na noite de domingo (5). Poucas horas após o consumo, ele começou a passar mal, sofreu paradas cardiorrespiratórias e precisou ser socorrido pela família. Após atendimento emergencial na cidade, o rapaz foi transferido pelo Samu para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama, onde permanece internado em estado grave

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Oeste, medidas cautelares foram adotadas, incluindo a apreensão de bebidas suspeitas para análise. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) acompanha o caso e será responsável pela confirmação laboratorial da possível presença de metanol, uma substância altamente tóxica, capaz de causar cegueira, danos neurológicos e até a morte.



Já em Maringá, o caso envolve um homem de 37 anos, que também permanece hospitalizado. As circunstâncias da ingestão da bebida e o estado de saúde do paciente não foram detalhados pela Sesa, mas o caso está sob investigação das autoridades sanitárias locais.

Além dos dois casos suspeitos na região, outros dois estão sendo analisados em Curitiba e Foz do Iguaçu. O Paraná já confirmou dois casos de intoxicação por metanol, ambos em homens de Curitiba, com 60 e 71 anos, que permanecem internados na capital.

Antídoto foi enviado pelo Ministério da Saúde – Diante do aumento de casos suspeitos, o Ministério da Saúde enviou ao Paraná 160 ampolas de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento contra a intoxicação por metanol. A distribuição está sendo feita diretamente aos hospitais notificantes. O tratamento leva em conta o peso e o quadro clínico do paciente e pode durar até 24 horas.

A Sesa alerta a população para que evite o consumo de bebidas alcoólicas de origem duvidosa, sem registro ou procedência conhecida, especialmente aquelas comercializadas de forma informal. O metanol é um produto industrial inadequado para o consumo humano. Não é possível identificar o metanol na bebida apenas pelo cheiro ou sabor, pois ele não altera significativamente as características sensoriais.

Os principais sintomas devido à intoxicação por metanol podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância. Neste momento em que há uma alta nas notificações, é importante redobrar a atenção porque os sinais se associam aos de uma ressaca comum: dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí




07/10/2025 – Muleka FM

SEGUE A @MULEKAFM88

(44) 3431-1000

comercial@mulekafm.com.br
Rua Barão do Rio Branco, 358, Centro, Paraíso do Norte – Paraná

NO AR:
BOM DIA MULEKA